Otimizando seu podcast para o Google

Como otimiar um podcast

Como Otimizar Podcast?

Não funcionará sem a um texto otimizado.
Mesmo que seu foco principal seja o conteúdo de áudio, todavia é importante frizar que o Google está sempre melhorando a transcrição, e um bom texto otimizado na página de seu podcast é um critério muito importante, para os mecanismos de pesquisa quando se trata em detectar, entender e classificar adequadamente o conteúdo de áudio ou vídeo. Isso também se aplica-se quando o site é um PWA (progressive web app).

 

Conteúdo para Podcast

Independentemente do tipo de conteúdo que você oferece no seu site, você precisa de conteúdo textual para fins de ranqueamento. O que quero dizer é que você precisa de uma descrição otimizada na página onde está seu arquivo de podcast que descreva para o usuário, o que ele irá encontrar ao ouvir seu podcast, e quais necessidades do usuário você preencherá neste arquivo de áudio. Isso permite ao Googlebot identificar os usuários ao fazerem consultas relevantes para o seu conteúdo.
Para cada arquivo de podcast, crie uma página de destino dedicada para apresentá-lo. No entanto, não é necessário transcrever todo o conteúdo do podcast, palavra por palavra. Antes de gravar um podcast, você já deve ter definido um assunto e o escreveu. Este script será seu conteúdo.

 

SEO para seu Podcast

Os conceitos básicos de SEO – palavras-chave e estrutura.
Ao escrever o texto, concentre-se no tópico, pois ele conterá as palavras-chave importantes. Ao iniciar a criação de seu podcast, você precisa investigar as palavras-chave importantes para o seu tópico, perguntas, aspectos e questões relacionadas que sejam relevantes para o público-alvo. Não basta criar esses tópicos e perguntas no próprio podcast, mas mencione-as no texto de descrição.
Você também deve estruturar seu texto de descrição usando os seguintes elementos:
Em sua descrição na página, use os títulos que com
h2, pois
h1 é reservado para o cabeçalho principal, ou seja, o título da página.
Elementos de estruturação de texto, como parágrafos, marcadores, listas e elementos de texto destacados
Links internos para suas outras páginas de destino com episódios adicionais de podcast com conteúdo semelhante.
É muito importante você incluir data, hora, e se necessário local de seu podcast. Se for uma sequência de áudio, coloque um menu/índce e libere opções de perguntas na página, para melhorar a experiência do usuário. O Google ama interações.
Pesquise uma palavra-chave de foco exclusiva e relevante e forneça um título. Crie uma meta descrição para o snippet de cada página, além de tags de título e “alt” tag para imagens. Também vincule suas fontes de pesquisa em todas as páginas de destino. Isso permitirá que você crie um perfil de backlink substancial ao longo do tempo.

 

Podcast de qualidade

Aprimore o podcast com dados que o estruture descritivamente.
Os dados descritivos ajudam o Google a obter informações sobre o conteúdo de sua página.
Em um formato padronizado desses dados, você pode fornecer informações sobre a página e ranquear bem o conteúdo. No caso de um podcast, é recomendável fornecer os seguintes elementos:

  • Informações sobre as pessoas em destaque no podcast
  • Número do episódio e número da temporada
  • Nome da série
  • Menção da produtora
  • Duração do episódio
  • Formato de arquivo
  • Visualização do conteúdo
  • Créditos para qualquer música usada

Se você oferecer livros de áudio em vez de um podcast, precisará inserir dados dtalhados e adequados do livro, como autor, editora, ISBN, data da publicação, coisas desta natureza.

 

Como otimizar um Podcast?

seu podcast compatível com dispositivos móveis – celulares e tablets.
Os usuários ouvem principalmente podcasts em seus dispositivos móveis quando estão fora de casa, em oposição aos computadores.
A página na web deve ser única para cada arquivo/episódio de seu podcast, deve ser totalmente responsiva para dispositivos móveis. Evite exesso de informação desnecessária nestas páginas, como imagens, vídeo e outros arquivos que aumentam o tempo de carregamento da página de seu podcast, pois isso diminúi consideravelmente o tempo de carregamento da página, e naturalmente gera um aumento nas taxas de rejeição, prejudicando seu ranqueamento a longo prazo. Lembre-se: o tempo de carregamento da página é um critério de RANQUEAMENTO importante!

 

Podcast no Google

Envie seu podcast para o Google Podcasts.
Se você deseja que seu podcast seja encontrado facilmente nos serviços do Google, use os Podcasts do Google. Para oferecer um podcast via Google, recomendo seguir as etapas abaixo:
Crie um feed RSS de acordo com as diretrizes,
Crie uma página inicial específica com links para o feed RSS e onde você possa fornecer aos usuários informações adicionais sobre o podcast. Para indexar o podcast; para esse fim, o Google exige acesso ao RSS feed e à página inicial.
Você pode solicitar ao Google que visite sua página podcast, e seu feed deve ser indexado no Google em cerca de uma semana.